CORANTE: Quanto mais colorido, mais inseto

Diz o ditado que a gente começa a comer pelos olhos. Sabedores disso a indústria de alimentos utiliza os corantes para dar uma cor mais atrativa aos produtos.

Mas para isso, são acrescentados elementos que não precisariam fazer parte da receita, como por exemplo:

 

  • Os CORANTES NATURAIS - que são aqueles feitos a partir de vegetais ou de animais.
  • E os CORANTES ARTIFICIAS - que são aqueles fabricados em laboratório.

 

Um dos corantes mais polêmicos é o CORANTE DE CARMIM que é extraído da cochonilha – um inseto bem pequenininho, parente da cigarra e do pulgão. No Brasil, ele é uma praga de jardim. Normalmente encontrado como parasita nas suculentas e nos cactos.

Os principais países produtores são o Peru e o México. Os bichinhos passam por várias etapas para que apenas o corante seja extraído: secagem, maceração e filtragem.

A indústria produz bilhões do inseto chamado COCHONILHA para usar como corante dos tons VERMELHO, ALARANJADO, ROSADO ou MARROM. São 70 mil insetos esmagados para produzir 400g de corante.

Ou seja, a maioria das gelatinas, sorvetes, yogurtes, balas, biscoitos que comemos tem esses bichinhos em sua composição.

Quer saber se os produtos que você come têm o inseto? Fique atento por que no rótulo ele pode aparecer com nomes variados.

 

1) Corante natural vermelho 40

2) INS 120

3) Corante Natural Carmim de Cochonilha

4) Corante Natural Ácido Carmínico

5) Corante natural

6) C.I. 75470

7) E 120

8) Vermelho 3

9) Carmim

10) Cochineal

11) Corante C.I

 

O termo "natural" aí não é por que é saudável. Refere-se apenas ao animal da natureza mesmo.

Existem alternativas vegetais para substituir o corante extraído da cochonilha como açafrão, beterraba e urucum. Mas a indústria prefere os bichinhos esmagados.

No geral, os corantes artificiais dão efeitos colaterais como alergias, asma, hipertensão, problemas renais e hiperatividade em crianças. Por isso, nos rótulos de alimentos é obrigatória a declaração "corante artificial".

Aqui na Nutfree você não precisa se preocupar. Não usamos cochonilha e nenhum tipo de corante. As cores são dos próprios ingredientes. É tudo natural de verdade.

 

 

Sobre a loja

A Nutfree Alimentos Saudáveis desenvolve e distribui produtos saudáveis e com o sabor extraordinário. Todos os produtos são sem glúten, sem leite (sem lactose, sem caseína), sem gordura trans e sem corante. Temos também produtos Veganos e Sem Açúcar. São feitos artesanalmente com muito amor.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

DEBORA LUCIANE RONCOSKI TRINKAUS - CNPJ: 29.011.820/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2023